Notícias

Comissão de Assuntos Relevantes se reúne com Secretário de Saúde



Visualize fotos

Os vereadores Joelmir Pereira Camargo (Uca) e Valdivino Antônio Marcusso, membros da CAR – Comissão de Assuntos Relevantes criada para analisar os gastos contraídos pela Prefeitura no combate ao COVID-19 estiveram reunidos para ouvir nesta quinta (18), o secretário de saúde, Élcio Sena.

A comissão já havia protocolado pedido para ter acesso as notas e empenhos dos gastos contraídos com Equipamentos de Proteção Individual para profissionais da saúde e insumos anteriormente e nesta quinta, receberam do secretário notas de compras feitas pela pasta tal como a aquisição de álcool em gel e materiais diversos.

Élcio fez questão de frisar os altos custos que sua secretaria encontrou no mercado a partir do momento em que foi decretada a pandemia para justificar alguns preços.

O secretário também relatou a criação de um Comitê de Gestão de Crise entre as secretarias e confirmou que e apesar da suspensão de cirurgias eletivas no hospital a Prefeitura manteve os repasses visando a não interrupção do atendimento e para auxiliar a instituição neste período de pandemia.

Os vereadores questionaram a destinação das emendas impositivas as quais pelo menos 50% de cada gabinete da Câmara destinou exclusivamente para a pasta da saúde. Élcio afirmou que as mesmas por força de Lei não podem ser repassadas diretamente ao hospital pelo mesmo ser uma fundação porém garantiu que equipamentos vem sendo adquiridos e que enviará para a comissão a listagem do que já foi comprado e o que ainda está na fase de cotação para serem adquiridos.

Questionado sobre os gastos com a Unidade Básica de Saúde do bairro Água Branca, Élcio foi enfático ao dizer que será preciso fazer reparos na estrutura visto que foram encontrados erros no projeto original.

Os vereadores solicitaram o detalhamento em que será gasto a verba pública naquele local.

Para finalizar, Élcio registrou que a mudança pela qual está passando o Centro de Referência da Mulher é por conta da política de centralização a qual pretende implantar no local que passará a ser chamado de Unidade de Pronto Atendimento e junto com a Unidade Básica de Saúde da Água Branca será referencia para atendimento para os casos de COVID-19.




Categoria: Notícias da Câmara

Publicado em: 18/06/2020 18:28:11