×



Câmara de Vereadores cassa mandato do prefeito de Boituva

Fernando Lopes da Silva (PSDB) foi denunciado por irregularidades no serviço de coleta de lixo. Logo após a decisão, a vice-prefeita Maria Nazaré da Guia Azevedo (PRB) assumiu o cargo.

O prefeito Fernando Lopes da Silva (PSDB) teve o mandato cassado pela Câmara de Vereadores de Boituva, nas primeiras horas desta quarta-feira (20). Após a votação, a vice Maria Nasaré da Guia Azevedo (PRB) tomou posse como prefeita.

A Comissão Processante n° 02/2018 presidida pelo vereador Uca investigou o contrato com a empresa A.Fernandez que foi contratada de forma emergencial para fazer o serviço de coleta de lixo na cidade. O relatório de autoria do vereador Martins apontou que o Chefe do Poder Executivo teria sido responsável por prejuízos aos cofres públicos por causa da dispensa indevida de licitação, do direcionamento para contratação da empresa, da quebra de ordem cronológica de pagamentos, falta de fiscalização contratual e descumprimento de regras financeiras.

Julgamento em duas etapas

O julgamento teve início no dia (19) às 18 horas. Com mais de sete horas de sessão, a Mesa Diretora suspendeu os trabalhos convocando o prosseguimento da sessão para o dia seguinte no mesmo horário.

Ao iniciar os trabalhos, o Presidente da Câmara, vereador Pedrinho Gás deu conhecimento ao plenário do recebimento de requerimento protocolado na Câmara questionando a participação do vereador Zé Carlos (PDT) por ele ser pai de Carlos Rodolfo de Araújo Cruz, chefe de conservação de logradouros e limpeza pública, em um cargo comissionado na prefeitura e fiscal do contrato com a empresa. Para o lugar de Zé Carlos, foi convocado o seu suplente, Ércio Pinto (PP).

Votação

A votação foi separada em cinco partes sendo que em quatro o resultado foi de 9 votos pela cassação e 4 contrários e na última o placar ficou com 10 votos pela cassação contra 3 contrários.

Ao fim de cada votação, o presidente da Câmara anunciou o afastamento “em caráter definitivo” do prefeito.

Os vereadores Adilson Eletricista (PTB), Cida do Orley (Rede) e Haroldo do Recanto (PSDB) inocentaram o Prefeito nas cinco votações,Nei Bom (PSD) em quatro.

Os votos pela condenação nas cinco votações foram de Ércio Motorista (PP), Martins (Podemos), Prof. Uca (PPS), Dr. Hernando Aquino (PV), Nelson da Farmácia (DEM), Rodrigo Calzzetta (PCdoB), Tiago Castro (PV), Val Marcusso (PRP) e Pedrinho Gás (PROS).

 

Posse da nova Prefeita

Após o fim da sessão como manda a lei, foi empossada pelo Presidente da Câmara Municipal de Boituva, Pedrinho Gás, a Dra. Maria Nasaré da Guia Azevedo.

Em discurso, a nova prefeita pediu o apoio de todos os vereadores e da população declarando estar aberto as portas de seu gabinete para todos que desejam contribuir para o desenvolvimento da cidade.

 

 

 




Publicado em: 20 de fevereiro de 2019

Publicado por: Assessoria de Comunicação

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


26 de março de 2024

Diploma Mulher Cidadã 2024

DIPLOMA MULHER CIDADÃ 2024 Foram entregues nesta terça-feira (26), os Diplomas de Mulher Cidadã, honraria destinada a homenagear anualmente, mulheres que se destacaram em suas atividades ao longo do ano.   O evento faz parte das comemorações do mês da mulher e teve a presença do prefeito Edson Marcusso, da vice-prefeita e secretária de saúde, Dra.Ana Paula Sampaio e da presidente do Conselho Municipal da Mulher, Ma...

26 de março de 2024

Anderson fala sobre região da avenida Zélia de Lima Rosa

ANDERSON FALA SOBRE REGIÃO DA AVENIDA ZÉLIA DE LIMA ROSA | o presidente da câmara, o vereador Anderson Martins, falou sobre o papel que deverá ter nos próximos anos, a região que está se desenvolvendo no entorno da avenida Zélia de Lima Rosa.Na sessão desta segunda-feira (25), o vereador cobrou a realização de novas obras de drenagem na avenida, e destacou o comércio em expansão que o local possui.Anderson também falou sobr...

26 de março de 2024

Estrutura para alunos de cfc e recapeamento

ESTRUTURA PARA ALUNOS DE CFC E RECAPEAMENTO | o vereador Iran Bispo apresentou nesta segunda-feira (25), requerimento pedindo informações sobre a estrutura oferecida a alunos de Centros de Formação de Condutores (CFC).Iran lembrou da necessidade de ponto com cobertura para condutores em exame na Rua João Sonego, e sugeriu um alinhamento entre Executivo e empresas do setor, visando melhorias na estrutura.Por fim, o parlament...

26 de março de 2024

Apontamentos sobre unidades escolares e contratos

APONTAMENTOS SOBRE UNIDADES ESCOLARES E CONTRATOS | o vereador Tiago da Flex apresentou nesta segunda-feira (25), requerimentos cobrando informações sobre a manutenção em unidades de ensino infantil.Para a C.E.I. Professora Sylceia Vera Galvão Mouro, o parlamentar apontou a necessidade de cobertura para a área destinada às atividades físicas e retirada de entulhos.Já para a C.E.I. Josefina Franco Primo, o vereador pediu que...