ANDERSON DEVE ABRIR COMISSÃO PARA INVESTIGAR A QUALIDADE DA ÁGUA
O Presidente da Câmara, vereador Anderson Martins já adiantou aos colegas em plenário nesta segunda-feira (23), que nos próximos dias, o legislativo deve instalar uma Comissão de Assuntos Relevantes (CAR), visando esclarecer dados divulgados pelo portal G1 na última sexta-feira (20), a respeito da presença de agrotóxicos e metais pesados, encontrados na água fornecida pela SABESP.
Anderson destacou que a informação foi baseada um cruzamento de dados realizado pela Repórter Brasil a partir do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.
O parlamentar recebeu manifestações de apoio de colegas como os vereadores Flávio do Posto, Iran Bispo e a vereadora Cecília Pacheco, os quais já se colocaram a disposição para integrar a comissão.
Com (5) membros, a CAR tem duração inicial de 90 dias e poderes de iniciativa para apuração dos fatos que representam o pedido.
OLHOS VERMELHOS, ALERGIAS E ODOR DE CLORO
Não são novos os relatos de moradores sobre alterações no odor e coloração da água.
Em questionamentos anteriores, a empresa sempre alegou que as medições, apontam para a presença em níveis seguros de substâncias.
Para o vereador Anderson Martins, é preciso que se faça um esclarecimento, até para que fique demostrado de fato, a qualidade da água que chega às residências.
“ É muito comum em tempos de estiagem severa, relatos pessoais e nas redes, dando conta do surgimento em algumas pessoas, de sintomas como vermelhidão nos olhos, alergias, além de forte odor de cloro. Será bom inclusive para a empresa, o esclarecimento” afirma o parlamentar.
Por fim, o parlamentar registrou sua confiança nos colaboradores, mas ressaltou que a direção regional, deve dar maior atenção a necessidade de investimentos na rede.
“ Idosos, crianças, animais de estimação. Todos precisam de água de qualidade, e a Câmara vai cobrar, até em respeito à nossa obrigação constitucional em fiscalizar” finalizou Anderson.
O pedido de criação da Comissão de Assuntos Relevantes deve ser protocolado nos próximos dias.
Categoria: Notícias da Câmara
Publicado em: 24/10/2023 11:29:56