Comissão de Assistência Social, Meio Ambiente, Esportes e Turismo da Câmara de Boituva, se reuniu nesta quinta-feira (2) com o Secretário Municipal de Meio Ambiente de Boituva, Geraldo Celestino.
O objetivo da reunião foi debater o Projeto de Lei nº 29/2018 de autoria do Poder Executivo que altera as disposições da Lei n° 1.809/2007, que trata sobre o Conselho Municipal de Desenvolvimento do Meio Ambiente - COMDEMA.
Em sua justificativa, o prefeito ressaltou o papel do COMDEMA como um órgão fiscalizador e que possui um papel importante de assessoramento em relação às questões ambientais, como o licenciamento ambiental municipal de baixo impacto e a atuação da Junta de Análise de Recursos e Infrações Ambientais – JARIA. Fernando Lopes também destaca o Fundo Municipal de Meio Ambiente, também um dos pilares do conselho.
Na visão do Prefeito, mesmo como toda importância do COMDEMA, nos últimos anos tem sido grande a dificuldade do conselho exercer seu papel de forma efetiva em decorrência ausência de pessoas interessadas em participar e que se enquadram nas condições legais de participação. Além disso, segundo o Prefeito a não mudança destas regras, vai continuar a esvaziar as reuniões do COMDEMA visto que muitos deixam de frequentar as mesmas por não terem vivência real com o tema.
O presidente da Comissão, vereador Adilson Eletricista (PTB) e os vereadores Sidnei Bom (PSD), Rodrigo Calzzetta (PCdoB) e Cida do Orley (REDE) ouviram os pontos apresentados pelo secretário Geraldo e prometem avaliar com os colegas no plenário as mudanças propostas.
Também estiveram presentes, representantes do mandato dos vereadores Hernando Aquino e Pedrinho Gás.
O debate em torno das mudanças é o melhor caminho para acharmos um ponto em que o Meio Ambiente saia ganhando, independentemente de qualquer ação política, finaliza Adilson.
Publicado em: 02 de maio de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
24 de novembro de 2025
BOITUVA UNIDA NO COMBATE À VIOLÊNCIA DIGITAL CONTRA MULHERES E MENINAS A Prefeitura de Boituva deu início, no dia 20 de novembro, a mais uma edição dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra Meninas e Mulheres”, que segue até 10 de dezembro. A iniciativa reafirma o compromisso do município com a promoção dos direitos das mulheres, o fortalecimento da proteção social e a prevenção de todas as formas de v...
21 de novembro de 2025
PARCERIAS PARA FORTALECER A SAÚDE EM BOITUVA Na última semana, o vereador Márcio da Farmácia protocolou um requerimento à Reitoria da UNESP, buscando aproximar Boituva de uma das principais universidades públicas do estado. O objetivo é apresentar o potencial do município, suas necessidades e abrir portas para iniciativas de cooperação que possam ampliar e qualificar o atendimento em saúde. A articulação p...
21 de novembro de 2025
O DESAFIO HÍDRICO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO Boituva depende quase totalmente do rio Sarapuí, já pressionado pela estiagem e pelo uso conjunto com Iperó e Tatuí. Quando o manancial não atende a demanda, a empresa de abastecimento pode recorrer ao rio Sorocaba, cuja qualidade exige mais produtos químicos, eleva custos e pode alterar a coloração, odor e sabor da água. Com o clim...
21 de novembro de 2025
GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRA EM DEBATE NO MUNICÍPIO A gestão dos resíduos da construção civil tem estado na pauta em Boituva. Atualmente, o município não conta com um local específico para receber esse tipo de material, e também não existe estrutura pública ou privada dedicada ao reaproveitamento desses resíduos. Sem um ponto adequado, parte do entulho acaba sendo descartada em áreas verdes...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.11 | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.11