A Câmara Municipal de Boituva na sessão desta segunda-feira (06), aprovou em segunda votação o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 01/2018, que dispõe sobre a revisão, consolidação e atualização da Lei Orgânica Municipal, em vigor desde 1990.
O Projeto de autoria todos os vereadores, teve suporte do Programa Interlegis do Senado Federal o qual balizou os trabalhos da Comissão de Apoio a Revisão da Lei Orgânica do Município (CPALOM).
A Comissão Provisória de Apoio a Revisão da Lei Orgânica Município de Boituva (CPALOM) ao longo do ano de 2018, realizou, a princípio, 13 (treze) encontros onde o objetivo era realizar uma análise preliminar sobre o estudo adquirido em 2015 por esta Casa junto ao antigo CEPAM. Naquele instante surgia solida e consolidada à CPALOM.
Por iniciativa do vereador Pedrinho Gás e dos demais pares, a CPALOM foi constituída por meio da Portaria nº 08/2018 de 30/08/2018 onde então nomeou como membros os servidores: Luiz Carlos Paes Vieira; Adilson Leandro; Alfredo Luís Amorim; Cristiane de Oliveira e tendo como Presidente o vereador Pedro e a participação de entidades de todos os segmentos e pessoas como o ex-vereador Antônio Carlos Nogueira, um dos vereadores constituintes que esteve presente na condução dos trabalhos da primeira Lei Orgânica Municipal que foi instituída no ano de 1990.
Nossa Lei Orgânica já estava defasada e havia uma necessidade de atualizá-la seguindo os parâmetros constitucionais”, declarou o Presidente da Câmara, Pedrinho Gás.
A Lei Orgânica pode ser compreendida como a “Constituição do Município”, pois prevê as regras básicas relacionadas à estrutura do poder político local do Executivo e Legislativo, com base nos princípios da Administração Pública; regras sobre o processo legislativo; serviços públicos e regime jurídico de servidores públicos.
NOVIDADES NA CÂMARA
A Nova Lei Orgânica se preocupou em modernizar os processos na administração pública, diminuir a burocracia e preparar a cidade para o crescimento sustentável e na Câmara não poderia ser diferente.
Entre algumas das novidades que o texto apresenta está a instituição de eleições anuais para a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Boituva. A ideia é estimular a alternância na gestão e dar mais oportunidade de participação para todos.
Outro ponto positivo foi a rejeição de benefícios que muitos vereadores têm adotado por todo país como férias e 13º para os parlamentares. Os vereadores boituvenses afirmaram categoricamente que não cabe em Boituva esse tipo de dispositivo.
Agora a nova Lei Orgânica será promulgada e publicada pela Mesa Diretora da Câmara de Boituva para passar a vigorar. O texto pode ser emendado (alterado) por algum parlamentar desde que obtenha aprovação do plenário.
Publicado em: 07 de maio de 2019
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
21 de outubro de 2025
ESCOLINHA DE NATAÇÃO DA PREFEITURA AGORA É NO PLANALTO COUNTRY CLUB A natação boituvense está de volta a um endereço que marcou gerações. O Planalto Country Club, espaço histórico da cidade, volta a ser palco das aulas e treinamentos de natação, reacendendo memórias de uma época em que o clube era ponto de encontro de famílias, amigos e atletas. Com sua piscina ampla e o ambiente que respira esporte e conv...
21 de outubro de 2025
NELSON DA FARMÁCIA BUSCA REGULARIZAÇÃO E REVITALIZAÇÃO DA CASA DA LAVOURA DE BOITUVA O vereador Nelson da Farmácia tem se empenhado em uma importante iniciativa junto a autoridades do Governo do Estado de São Paulo e parlamentares estaduais: buscar soluções para que o prédio da Casa da Lavoura de Boituva, localizado na Rua José Vitiello, no Centro, seja definitivamente repassado ao município. O imóvel, con...
21 de outubro de 2025
CÂNCER BUCAL, SAÚDE DO HOMEM E INCENTIVO À DOAÇÃO Na sessão desta segunda-feira (20), o vereador Jonatas Alves apresentou o Projeto de Lei nº 91/2025, que institui a Campanha Permanente de Prevenção ao Câncer Bucal. A proposta prevê palestras educativas, mutirões de atendimento odontológico e exames de diagnóstico precoce, realizados anualmente no mês de novembro, em parceria com unidades de saúde e instit...
21 de outubro de 2025
MÁRCIO DA FARMÁCIA PROPÕE PARCERIA COM CONSULADO ALEMÃO PARA IMPLANTAÇÃO DO ENSINO DE LÍNGUA ALEMÃ NAS ESCOLAS MUNICIPAIS Durante a sessão desta segunda-feira (20), o vereador Márcio da Farmácia apresentou o Requerimento nº 647/2025, solicitando que seja oficiado o Consulado-Geral da República Federal da Alemanha em São Paulo para avaliar a possibilidade de cooperação institucional, educacional e cultural com o Mu...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.11 | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.11