×



Saúde



O vereador Tiago Castro (PV) conseguiu a aprovação do plenário da Câmara de Vereadores de Boituva na sessão de segunda-feira (28) de duas matérias de sua autoria que versam sobre os direitos dos portadores do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

De forma unanime, os vereadores aprovaram o projeto de Lei nº 31/2019 que cria o Programa de Capacitação sobre o Autismo para educadores da rede pública e privada do Município de Boituva.

O plenário também aprovou o projeto de Lei nº 32/2019 que institui o Dia Municipal de Conscientização do Autismo (Transtorno do Espectro Autista – TEA) Município de Boituva e dá outras providências.

Na passagem do Dia Mundial de Conscientização do Autismo em 2019, Tiago iniciou uma série de capacitações sobre o tema.

O vereador buscou se orientar com uma série de especialista no tema e ouviu de educadores e legisladores a necessidade de ir além da elaboração de legislação específica sobre o tema nas cidades.

Por força disso, Tiago tratou de apresentar matéria para que fosse criado um dia para que que anualmente a população possa conhecer de fato o universo das pessoas que vivem com o TEA.

Para completar os esforços para a construção de uma política mais eficaz sobre o tema, o parlamentar buscou garantir por força de Lei, uma mudança na maneira como vinha sendo trabalhado nos polos educacionais a questão do autismo.
Além do poder público, a intenção é de criar no âmbito privado, um ambiente de integração e inclusão por meio da educação, afirma Tiago.

“Fiz essa proposição em decorrência de ter sido procurado por pais e mães interessados na matéria. É algo simples, singelo, mas que faz uma diferença enorme na qualidade de vida dos responsáveis, pais, mães e das crianças que convivem com o TEA”, finaliza Tiago.

Os dois projetos agora vão para a sanção do Prefeito para sua aplicação.




Publicado em: 28 de janeiro de 2020

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


01 de fevereiro de 2026

FEVEREIRO ROXO E LARANJA

FEVEREIRO ROXO E LARANJA   Um mês dedicado à conscientização sobre o Lúpus, Alzheimer, Fibromialgia e Leucemia.   Conscientizar é também combater a desinformação, o preconceito e o diagnóstico tardio. Ao falar sobre saúde, promovemos empatia, acolhimento e responsabilidade coletiva, fortalecendo o cuidado com o bem-estar de todos.   Informação, prevenção e cuidado caminham juntos.   Conscientizar também é cuidar.

30 de janeiro de 2026

398 PESSOAS PARTICIPARAM DE TREINAMENTOS NO ESPAÇO CIDADANIA DA CÂMARA DE BOITUVA

398 PESSOAS PARTICIPARAM DE TREINAMENTOS NO ESPAÇO CIDADANIA DA CÂMARA DE BOITUVA   Ao todo, 398 pessoas participaram de palestras, mentorias e treinamentos realizados no Espaço Cidadania da Câmara Municipal de Boituva, no período de 20 a 29 de janeiro, ao longo de oito dias de atividades, voltadas à capacitação técnica, orientação institucional e fortalecimento da gestão pública e do terceiro setor.   As atividades inc...

28 de janeiro de 2026

FUNDAÇÃO QUE ADMINISTRA O HOSPITAL DIVULGA CARTA ABERTA À POPULAÇÃO

FUNDAÇÃO QUE ADMINISTRA O HOSPITAL DIVULGA CARTA ABERTA À POPULAÇÃO   Após a abertura de Comissão Especial de Inquérito (CEI) na última segunda-feira (26), pela Câmara Municipal, para apurar denúncias sobre indícios de irregularidades na administração da Fundação Luiz João Labronici, entidade mantenedora do Hospital São Luiz de Boituva, representantes da própria fundação solicitaram a divulgação de uma carta aberta à popu...

28 de janeiro de 2026

❌ É FALSA a afirmação de que todos os contratos da Prefeitura passam pela Câmara Municipal.

❌  É FALSA a afirmação de que todos os contratos da Prefeitura passam pela Câmara Municipal.   Contratos administrativos são atos de gestão do Poder Executivo. É a Prefeitura quem licita, contrata, executa e fiscaliza esses contratos, conforme a lei.   À Câmara Municipal cabe fiscalizar, por meio de requerimentos, convocações, comissões e encaminhamentos aos órgãos de controle, não administrar contratos.   👉 Portanto...