×



Crescer com responsabilidade:

Vereador Tiago Castro entrega ao Poder Executivo, texto base que estabelece critérios para novos loteamentos.

Foram dois anos de pesquisa. Cursos de capacitação sobre o tema, debates e conversas com a comunidade e técnicos das mais diversas áreas. O crescimento desordenado e a piora na qualidade dos serviços públicos que são oferecidos ao cidadão, motivaram o vereador Tiago Castro (PV) a se debruçar sobre um tema até então espinhoso para o poder público boituvense.

 

Geração de empregos e aumento do consumo foram as justificativas para que fosse facilitado a abertura de novos empreendimentos imobiliários sem critérios mais rigorosos nos últimos 20 anos.

 

A cada bairro novo que se forma cria-se uma demanda por aparelhos públicos como Postos de Saúde, Escolas além da necessidade de se observar a oferta de água, energia elétrica e o escoamento das ruas que se avizinham estes loteamentos. Não basta vender, tem que dar condições para que as pessoas que compram um lote tenham dignidade com serviços públicos funcionando corretamente.

 

Pensando nisso, Tiago encampou um trabalho com base na legislação federal vigente o qual originou um texto base que estabelece critérios para o Estudo de Impacto de Vizinhança e para o Estudo de Impacto Ambiental.

 

Segundo o texto, após apresentado os resultados destes estudos de impacto seria possível ao município receber contrapartida dos futuros empreendimentos em obras em creches, escolas, postos de saúde, asfalto entre outros. São as chamadas “medidas mitigatórias” as quais estão inseridas no Estatuto da Cidade (Lei 10.257/2001) e no Plano Diretor de Boituva (Lei 1.730/2006).

 

No último dia (26), Tiago apresentou ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Municipais, Paulo Rogério Fogaça e ao Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Cleiton Martins, o texto base para que a Prefeitura possa implantar as diretrizes que vão nortear os pedidos para elaboração do Estudo de Impacto de Vizinhança e Estudo de Impacto Ambiental para os próximos empreendimentos.

 

Esta medida vai promover não só um crescimento com qualidade mais também vai ajudar a Prefeitura que terá como realizar obras que a cidade vem precisando como a reforma de um posto de saúde, uma ligação entre bairros entre tantas outras coisas que nosso povo precisa. É preciso pensar na Boituva dos nossos filhos, pensar lá na frente para que todos possamos ter uma cidade melhor para viver. Agora o projeto está nas mãos da Prefeita, esperamos que seja aplicado o mais breve possível em nome das futuras gerações, finaliza Tiago.







Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


23 de abril de 2024

Melhoria no atendimento de saúde e infraestrutura de escolas

MELHORIA NO ATENDIMENTO DE SAÚDE E INFRAESTRUTURA DE ESCOLAS | o vereador presidente Anderson Martins falou sobre propostas de ampliação do atendimento ao paciente com dengue.Anderson registrou a importância do acolhimento dos pedidos para extensão do horário de atendimento na UBS de referência ao tratamento da doença.O parlamentar reforçou o compromisso em relação ao estabelecimento de um padrão para a assistem saúde.Ainda...

23 de abril de 2024

Convênio com clínicas terapêuticas e proteção das crianças com TEA

CONVÊNIO COM CLÍNICAS TERAPÊUTICAS E PROTEÇÃO DAS CRIANÇAS COM TEA | a vereadora Cecília Pacheco apresentou nesta segunda-feira (22), cobranças ao Poder Executivo em relação aos convênios com clínicas terapêuticas.Na visão da vereadora, é preciso ampliar as ofertas de vagas nestes estabelecimentos, dedicados ao tratamento de dependentes químicos.Cecília ainda também voltou a cobrar o cumprimento da Lei que dispõe sobre a mk...

23 de abril de 2024

Educação e funcionalismo

EDUCAÇÃO E FUNCIONALISMO | o vereador Uca apresentou na sessão desta segunda-feira (22), proposituras relacionadas ao funcionalismo público, em especial, relacionadas aos profissionais da educação.Uca quer saber do Poder Executivo Municipal, qual é a possibilidade de ser estudada a viabilidade de contemplar aos Profissionais da Educação o período de recreio, como horas trabalhadas.O vereador defende que já existe jurisprudê...

23 de abril de 2024

Piso da enfermagem no São Luiz e zeladoria urbana

PISO DA ENFERMAGEM NO SÃO LUIZ E ZELADORIA URBANA | o vereador Lucas Mateos apresentou nesta segunda-feira (22), requerimento cobrando informações da Secretaria Municipal de Saúde, acerca do pagamento do Piso Salarial da Enfermagem.Lucas pediu que a pasta informe, qual é a previsão para o repasse para o Hospital São Luiz, da diferença relacionada ao cumprimento da legislação federal.Na sessão, o vereador também cobrou a rea...