×



CÂMARA ACOMPANHA NOVA CRISE NA FUNDAÇÃO QUE ADMINISTRA O HOSPITAL SÃO LUIZ



CÂMARA ACOMPANHA NOVA CRISE NA FUNDAÇÃO QUE ADMINISTRA O HOSPITAL SÃO LUIZ
 
Saiu nesta quinta-feira (22) a informação de que a diretoria recém-empossada da fundação responsável pela administração do Hospital São Luiz deixou seus cargos, indicando mais um momento de instabilidade na gestão da entidade.
 
O Hospital São Luiz é uma instituição filantrópica e tem o Município de Boituva como seu principal parceiro, recebendo há décadas repasses mensais para o atendimento da população por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se do único hospital da cidade e, mesmo com a redução recente da demanda após a implantação da UPA, o HSL segue como referência absoluta em áreas como obstetrícia, ortopedia e outros atendimentos essenciais.
 
Com mais de seis décadas de atuação, o hospital construiu uma história marcada por bons profissionais e pelo compromisso com a saúde pública. Ainda assim, ao longo dos anos, a instituição enfrentou dificuldades recorrentes para manter sua estabilidade administrativa e financeira.
 
Além da diretoria executiva da Fundação Luiz João Labronici, família responsável pela construção do prédio e pela doação do hospital à comunidade, a entidade conta também com uma curadoria, que atua como um conselho deliberativo. Esse órgão é responsável pela análise de documentos e decisões que podem autorizar ou travar processos administrativos.
 
Diante desse cenário, tanto a diretoria quanto a curadoria podem esclarecer os motivos que levaram ao rompimento, especialmente porque, poucos dias antes, a nova diretoria esteve na Câmara Municipal para apresentar seus planos de gestão e dialogar com os vereadores.
 
Assim que tomou conhecimento da situação, o presidente da Câmara Municipal, vereador Lucas Mateos, determinou imediatamente que a Comissão de Saúde do Poder Legislativo acompanhe o caso e apure os fatos, considerando experiências anteriores que não tiveram o desfecho esperado.
 
A preocupação da Câmara é garantir que a população não seja prejudicada. Entre as alternativas que estão sendo avaliadas estão a adoção de uma solução temporária, como um mandato tampão, a criação de uma comissão mista com participação da curadoria, Prefeitura e Judiciário, ou, se necessário, uma intervenção municipal, sempre com o objetivo de assegurar a continuidade dos atendimentos aos boituvenses.
 
A Câmara Municipal seguirá acompanhando de perto o caso e manterá a população informada sobre novos desdobramentos.




Publicado em: 23 de janeiro de 2026

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


27 de janeiro de 2026

CÂMARA DE BOITUVA ABRE CEI PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS NO HOSPITAL SÃO LUIZ

CÂMARA DE BOITUVA ABRE CEI PARA INVESTIGAR DENÚNCIAS NO HOSPITAL SÃO LUIZ   Na sessão da última segunda-feira (26), a Câmara Municipal de Boituva aprovou a abertura de uma Comissão Especial de Investigação (CEI) para apurar fatos relacionados à aplicação de recursos públicos no Hospital São Luiz, administrado pela Fundação Luiz João Labronici.   A CEI é um instrumento previsto no artigo 46 do Regimento Interno...

27 de janeiro de 2026

LAÍS GIANOTTI DENUNCIA FALTA DE TRANSPARÊNCIA E IRREGULARIDADES NA GESTÃO DO HOSPITAL SÃO LUIZ

LAÍS GIANOTTI DENUNCIA FALTA DE TRANSPARÊNCIA E IRREGULARIDADES NA GESTÃO DO HOSPITAL SÃO LUIZ   Durante a sessão ordinária da última segunda-feira (26), a vereadora Laís Gianotti utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Boituva para relatar uma série de denúncias, apontar falhas estruturais e administrativas e cobrar transparência na gestão do Hospital São Luiz, administrado pela Fundação Luiz João Labronici....

27 de janeiro de 2026

VEÍCULOS APREENDIDOS HÁ MAIS DE QUATRO ANOS SÃO RETIRADOS DA RUA VEREADOR OLÍMPIO DE BARROS

VEÍCULOS APREENDIDOS HÁ MAIS DE QUATRO ANOS SÃO RETIRADOS DA RUA VEREADOR OLÍMPIO DE BARROS   Na manhã desta terça-feira (27), após diversas reclamações de moradores e motoristas, foram retirados da Rua Vereador Olímpio de Barros, em frente à antiga Delegacia de Polícia, veículos pesados oriundos de apreensões policiais que permaneciam no local há mais de quatro anos.   Os veículos estavam parados bloqueando p...

27 de janeiro de 2026

CONSEG REALIZA REUNIÃO NESTA QUARTA-FEIRA NO ESPAÇO CIDADANIA DA CÂMARA

CONSEG REALIZA REUNIÃO NESTA QUARTA-FEIRA NO ESPAÇO CIDADANIA DA CÂMARA   A Câmara Municipal de Boituva volta a sediar, em seu Espaço Cidadania, mais um encontro do Conselho Comunitário de Segurança (CONSEG), reforçando o diálogo entre moradores e autoridades da área da segurança pública.   A reunião acontece nesta quarta-feira (28), às 19h, e é aberta a todos os cidadãos interessados em apresentar demandas, r...