×



BOTÃO DO PÂNICO EM ESCOLAS E UNIDADES DE SAÚDE



BOTÃO DO PÂNICO EM ESCOLAS E UNIDADES DE SAÚDE

Foi lido em plenário na última segunda-feira (18), o Projeto de Lei nº 75/2025, que prevê a instalação de dispositivos eletrônicos de segurança do tipo botão do pânico em todas as escolas públicas e privadas, além das unidades de saúde do município.

A proposta foi apresentada pelo vereador Dr.Hernando Aquino e conta com a assinatura de todos os parlamentares da Casa: Laís Gianotti, Thiago do Décio, Haroldo Barbosa, Márcio da Farmácia, Prof.Dall, Jair Miranda, Jonatas Alves, Nelson da Farmácia, Cecília Pacheco, Neto Frios, Flávio do Posto, além do presidente Lucas Mateos.

COMÉRCIOS
Além do projeto, os parlamentares protocolaram um requerimento coletivo questionando a Prefeitura sobre a possibilidade de estender a medida também para estabelecimentos comerciais, diante do aumento de ocorrências de violência em todo o país.

COMO FUNCIONA
O texto do projeto determina que os dispositivos sejam instalados em locais estratégicos, de acesso restrito a funcionários, permitindo acionamento discreto em situações de risco. O botão não emitirá som, mas enviará alerta imediato à Guarda Civil Municipal (GCM), à Polícia ou a empresa de monitoramento contratada, informando o local da ocorrência.

De acordo com a proposta, o Poder Executivo deverá priorizar unidades com maior número de pessoas e histórico de ocorrências, garantindo a cobertura integral em até dois anos após a publicação da lei.

MEDIDA AUXILIAR
Na justificativa, os parlamentares afirmam que episódios recentes de violência em escolas e unidades de saúde no Brasil mostram a urgência de medidas preventivas. Eles destacam que o botão do pânico não substitui outras ações, como programas de combate ao bullying e promoção da cultura de paz, mas representa um instrumento emergencial de segurança para alunos, profissionais da educação, pacientes e servidores da saúde.

O debate ocorre em paralelo a iniciativas já adotadas pelo Executivo. No último fim de semana, a Prefeitura liberou recurso para a instalação do botão do pânico nas unidades de saúde, antecipando parte da medida que agora tramita como projeto de lei na Câmara.

📷 PMB 




Publicado em: 19 de agosto de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


21 de novembro de 2025

PARCERIAS PARA FORTALECER A SAÚDE EM BOITUVA

PARCERIAS PARA FORTALECER A SAÚDE EM BOITUVA   Na última semana, o vereador Márcio da Farmácia protocolou um requerimento à Reitoria da UNESP, buscando aproximar Boituva de uma das principais universidades públicas do estado. O objetivo é apresentar o potencial do município, suas necessidades e abrir portas para iniciativas de cooperação que possam ampliar e qualificar o atendimento em saúde.   A articulação p...

21 de novembro de 2025

O DESAFIO HÍDRICO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO

O DESAFIO HÍDRICO E POSSÍVEIS SOLUÇÕES PARA SEGURANÇA DO ABASTECIMENTO   Boituva depende quase totalmente do rio Sarapuí, já pressionado pela estiagem e pelo uso conjunto com Iperó e Tatuí.   Quando o manancial não atende a demanda, a empresa de abastecimento pode recorrer ao rio Sorocaba, cuja qualidade exige mais produtos químicos, eleva custos e pode alterar a coloração, odor e sabor da água.   Com o clim...

21 de novembro de 2025

GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRA EM DEBATE NO MUNICÍPIO

GESTÃO DE RESÍDUOS DA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTRA EM DEBATE NO MUNICÍPIO   A gestão dos resíduos da construção civil tem estado na pauta em Boituva. Atualmente, o município não conta com um local específico para receber esse tipo de material, e também não existe estrutura pública ou privada dedicada ao reaproveitamento desses resíduos.   Sem um ponto adequado, parte do entulho acaba sendo descartada em áreas verdes...

20 de novembro de 2025

68 ANOS DEPOIS

68 ANOS DEPOIS   O cruzamento das avenidas Joaquim Trujillo e Zélia de Lima Rosa é hoje um dos principais corredores comerciais da cidade, movimentado, moderno e cheio de vida. Mas, em 1957, a paisagem era bem diferente.   A foto daquele ano foi registrada exatamente do ponto onde hoje está o Colégio Anglo. À esquerda ficava o espaço onde atualmente funciona o IFSP, mostrando claramente o contraste entre o pa...