APROVADA A LEI QUE TORNA OBRIGATÓRIO O USO DE LINGUAGEM SIMPLES NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
Uma lei federal recém-aprovada determina que todos os órgãos públicos do país passem a usar linguagem simples em documentos, comunicados, formulários e orientações ao cidadão.
A regra vale para os três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — em âmbito federal, estadual, distrital e municipal.
A ideia é garantir que qualquer pessoa consiga entender, encontrar e utilizar as informações oficiais sem precisar decifrar termos técnicos ou enfrentar o velho burocratês.
Na prática, a lei torna mais claros textos como notificações, editais, orientações de serviços, comunicados internos e documentos que impactam diretamente a vida do cidadão.
É uma mudança que aproxima o poder público das pessoas, tornando a comunicação mais humana, acessível e eficiente.
Embora a lei não trate especificamente de tecnologia, aqui na Câmara Municipal de Boituva a inovação já faz parte do dia a dia.
Além da adoção da linguagem simples, a Casa conta com ferramentas e recursos de inteligência artificial para padronizar a correção de documentos, software para otimizar o trabalho administrativo, além da gestão do processo legislativo.
Todos os serviços estão à disposição do cidadão a um clique, por meio do sistema 1Doc, plataforma digital que organiza o fluxo de documentos, permite o envio de solicitações on-line, acompanha protocolos em tempo real e elimina a necessidade de papel. Isso significa mais economia, mais agilidade e mais sustentabilidade.
A transformação é dupla: de um lado, a lei federal garante comunicação clara; de outro, Boituva reforça sua modernização com procedimentos praticamente todos digitais, atendimento mais rápido e acesso facilitado às informações públicas.
É o serviço público ficando mais transparente, simples e conectado com a população.
Publicado em: 19 de novembro de 2025
Cadastre-se e receba notícias em seu email
Categoria: Notícias da Câmara
18 de novembro de 2025
NOVAS REGRAS PARA CICLOMOTORES E BIKES ELÉTRICAS COMEÇAM EM 1º DE JANEIRO DE 2026 A partir de 1º de janeiro de 2026, ciclomotores, bicicletas elétricas e veículos autopropelidos passam a seguir um novo conjunto de regras federais. A mudança foi definida pelo Contran, o árbitro federal do trânsito, responsável por uniformizar as normas para todo o país. O órgão publicou a resolução, deu o período de adaptação e ago...
18 de novembro de 2025
18 de novembro – Dia Nacional de Combate ao RacismoO dia 18 de novembro é, por Lei Federal, o Dia Nacional de Combate ao Racismo.A data também antecede o Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, reforçando um período de memória, valorização e reconhecimento da luta histórica do povo preto no Brasil.Mais do que refletir sobre as lutas do passado e os desafios do presente, é por meio da ação coletiva q...
18 de novembro de 2025
ACESSIBILIDADE, TRANSPORTE PÚBLICO E MANUTENÇÃO DE VIASDurante a sessão desta segunda-feira (17), o vereador-presidente Lucas Mateos apresentou demandas relacionadas à acessibilidade em pontos de ônibus, ao transporte público no Residencial Vitassay e à manutenção de vias em diferentes regiões do município.O vereador solicitou ao Executivo informações sobre a implantação de rampas de acessibilidade em locais onde há pontos...
18 de novembro de 2025
PROGRAMA DE DESCARTE CONSCIENTE DE MEDICAMENTOSDurante a sessão desta segunda-feira (17), foi apresentada a indicação do vereador Nelson da Farmácia, que está afastado temporariamente em razão de procedimento cirúrgico, propondo a criação de um Programa Municipal de Descarte Consciente de Medicamentos em Boituva.A proposta sugere que a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, implemente pontos de coleta para r...
Copyright 2025 Todos os Direitos Reservados | Versão: 1.0.0.11 | Desenvolvido por: Sino Informática. | Versão: 1.0.0.11