×



COBRANÇAS SOBRE PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO



COBRANÇAS SOBRE PERTURBAÇÃO DO SOSSEGO
 
A perturbação do sossego segue crescendo em Boituva desde 2021 e tem sido frequentes discussões entre Câmara, autoridades e população sobre o tema. Em épocas de festas, férias e fins de semana, as queixas aumentam ainda mais.
 
A Lei Federal nº 3.688/1941 (Lei das Contravenções Penais) enquadra a perturbação do sossego como contravenção. Normas estaduais e ambientais reforçam a atuação local. Apesar de alterações na Lei Municipal, a fiscalização ainda enfrenta dificuldades — principalmente pela falta de fiscais. A Prefeitura tenta reduzir o problema com novo processo seletivo e com a ampliação do apoio da GCM.
 
AÇÕES E SUGESTÕES DA CÂMARA
A Câmara segue cobrando avanços e acolhendo sugestões da população, como:
• criação de canal exclusivo de denúncias;
• aquisição de novos medidores de ruído;
• mais agentes da GCM aptos a multar veículos com som alto;
• uso de drones;
• blitz em pontos de maior reclamação.
A Polícia Militar também pode ser acionada quando houver contravenção penal, e o Ministério Público tem sido provocado em casos de reincidência.
 
BICICLETAS E MOTOS ADULTERADAS
As reclamações por bicicletas e motos adulteradas também cresceram.
• Para as bicicletas motorizadas/elétricas, uma resolução do CONTRAN, válida a partir de janeiro de 2026, deve endurecer regras e apoiar municípios no combate aos abusos.
• Para motos com escapamento adulterado, a legislação já prevê punição, e a Câmara cobra fiscalização mais firme dos órgãos de trânsito e polícia.
 
OLHOS EM 2026
Com as festas de fim de ano e a temporada de férias, a urgência por ações mais eficazes aumenta. Em 2026, o tema deve permanecer como prioridade, com possíveis ajustes na lei municipal e reforço da fiscalização para proteger o sossego público.
 
📷: Agência Senado




Publicado em: 08 de dezembro de 2025

Cadastre-se e receba notícias em seu email

Categoria: Notícias da Câmara




Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


06 de fevereiro de 2026

PCD TEM AGORA SEU ESPAÇO E ESTATUTO AQUI NA CÂMARA

  A Câmara Municipal de Boituva, por meio da Secretaria Legislativa, apresenta duas iniciativas neste mês de fevereiro voltadas à inclusão, ao acesso à informação e ao acolhimento da população.   Uma delas é a inclusão, na biblioteca digital da Câmara, do livro Estatuto da PCD, publicação em formato de história em quadrinhos que apresenta, de forma simples e acessível, os principais pontos da Lei Brasileira de Inclusão (...

04 de fevereiro de 2026

04 DE FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER

04 DE FEVEREIRO – DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCERNo Dia Mundial de Combate ao Câncer, a Câmara Municipal reafirma seu compromisso com o cuidado, o acolhimento e o apoio aos pacientes e familiares que enfrentam essa luta.O Legislativo acompanha e incentiva ações em benefício dos pacientes em tratamento oncológico, incluindo o apoio à Casa de Apoio destinada a atender pessoas que realizam tratamento em Jaú, além da atenção p...

03 de fevereiro de 2026

PALESTRA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS E ESPORTE É REALIZADA NO ESPAÇO CIDADANIA DA CÂMARA DE BOITUVA

PALESTRA SOBRE PRIMEIROS SOCORROS E ESPORTE É REALIZADA NO ESPAÇO CIDADANIA DA CÂMARA DE BOITUVA   Na terça-feira (03), o Espaço Cidadania da Câmara Municipal de Boituva recebeu uma palestra com o tema primeiros socorros aplicados à prática esportiva, ministrada pelo Sargento Prestes, do Corpo de Bombeiros.   A atividade foi organizada pelo grupo de corrida Cornetas Running.    Durante a palestra, foram apresentadas o...

03 de fevereiro de 2026

DR. HERNANDO FALA SOBRE O HOSPITAL SÃO LUIZ

DR. HERNANDO FALA SOBRE O HOSPITAL SÃO LUIZ   Durante a sessão da última segunda-feira (02), o vereador Dr. Hernando utilizou a tribuna da Câmara Municipal para se manifestar sobre o Hospital São Luiz, instituição com a qual mantém uma relação próxima há mais de 20 anos.   O parlamentar, que também é médico e colaborador do hospital, afirmou conhecer profundamente a realidade da instituição desde o momento e...