×



Foram muitos anos de espera, mas o antigo prédio do SESI (Pedro Cinti) está vivo e renovado!



Foram muitos anos de espera, mas o antigo prédio do SESI (Pedro Cinti) está vivo e renovado!
 
Agora, ele está pronto para abrigar a Escola Técnica Estadual – ETEC, que levará o nome de Valdivino Antônio Marcusso, uma homenagem a quem tanto contribuiu para o desenvolvimento de nossa cidade, não apenas na educação, mas em diversas áreas.
 
A entrega das instalações, paradas desde 2015, foi um momento de alívio e nostalgia. Diversos ex‑alunos, professores e colaboradores do antigo SESI estiveram presentes, ao lado de familiares e administradores do homenageado Val Marcusso. Por indicação do deputado estadual Capitão Telhada e do vereador Nelson da Farmácia, a nova ETEC de Boituva passa a carregar esse nome tão significativo.
 
Um sonho que começou lá atrás
 
Ainda em 2007, em uma reunião entre o próprio Val Marcusso, o então vereador Fabrício Amaro e o servidor Rafael Kobota, foi acertada a vinda da classe descentralizada da ETEC Sales Gomes, inicialmente apenas com cursos de Administração.
Com o tempo, a demanda cresceu, e as turmas que utilizavam como base a Escola Esmeralda Bertolli Labronici já não comportavam mais tantos alunos.
 
Ano após ano, muitos boituvenses saíam qualificados e prontos para o mercado de trabalho, muitas vezes já empregados ao concluir o curso.
 
Do sonho ao desafio
 
Em 2015, com o apoio do então prefeito Edson Marcusso e pedidos ao deputado Arnaldo Jardim, a cidade finalmente conquistou sua própria ETEC, com o convênio assinado durante o desfile de 6 de setembro.
Porém, mudanças nos governos estadual e municipal no ano seguinte fizeram com que a obra – mais complexa do que se previa – fosse paralisada até 2022.
 
Foi então, com Edson Marcusso novamente à frente do governo municipal e em parceria com o governador Rodrigo Garcia, que o convênio com o Estado foi retomado, assumindo o município a maior parte do investimento.
 
Muito mais que um prédio novo
 
Além de cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e com portas abertas para a graduação, a nova ETEC representa:
 
- O resgate e a preservação histórica do município.
 
- Uma nova oportunidade para jovens se qualificarem.
 
- Uma poderosa ferramenta para formar mão de obra preparada para os melhores postos de trabalho nos próximos anos.
 
É o conhecimento salvando vidas e mudando trajetórias.
Mais uma conquista que orgulha Boituva e abre caminhos para o futuro!
 
 
Confira como ficou o prédio e alguns detalhes do ato solene de entrega em nosso diretório:
 
https://flic.kr/s/aHBqjCnQMr
https://flic.kr/s/aHBqjCnF8d







Cadastre-se e receba nossas notícias diretamente em seu e-mail. Confira!

Boletim Informativo


Outras Notícias

Fique por dentro


09 de setembro de 2025

SEGURANÇA E PROTEÇÃO SOCIAL

SEGURANÇA E PROTEÇÃO SOCIALNa sessão ordinária desta segunda-feira (08), o vereador Jonatas Alves apresentou requerimentos voltados à segurança pública e à proteção social em Boituva.Um dos pedidos questiona se há estudos para reforçar o policiamento com a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Ronda Escolar na saída das escolas municipais e estaduais, medida que busca ampliar a segurança de alunos, famílias e profissionais da ed...

09 de setembro de 2025

PROJETO DE LEI E REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORES

PROJETO DE LEI E REIVINDICAÇÕES DOS SERVIDORESNa sessão ordinária desta segunda-feira (08), o vereador Nelson da Farmácia teve aprovado o Projeto de Lei nº 59/2025, de sua autoria, que declara de utilidade pública municipal a instituição Toca do Saber, entidade que desde 2011 desenvolve ações de acolhimento e orientação a famílias em situação de vulnerabilidade, com destaque para a prevenção e conscientização sobre dependên...

09 de setembro de 2025

MANUTENÇÃO URBANA E DEMANDAS NA SAÚDE

MANUTENÇÃO URBANA E DEMANDAS NA SAÚDENa sessão ordinária desta segunda-feira (08), o vereador Márcio da Farmácia apresentou indicações voltadas à manutenção urbana em diferentes bairros de Boituva. Os pedidos contemplam serviços de poda e roçagem ao longo das calçadas em ruas do Jardim São Paulo, Nova Boituva e Conjunto Habitacional Eda Sabina Juliana Leite. O parlamentar destacou que essas ações são fundamentais para garan...

09 de setembro de 2025

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL

EDUCAÇÃO E INCLUSÃO SOCIALNa sessão ordinária desta segunda-feira (08), a vereadora Cecília Pacheco apresentou o Projeto de Lei nº 82/2025, que estabelece parâmetros e finalidades para a criação de uma política pública de inclusão de profissionais de psicologia e serviço social na rede de educação básica de Boituva, em consonância com a Lei Federal nº 13.935/2019.A proposta prevê que psicólogos e assistentes sociais passem...